A menopausa tem efeitos diretos na pele. Saiba o que você pode fazer para retardar esses efeitos.

A menopausa tem efeitos diretos na pele. Saiba o que você pode fazer para retardar esses efeitos.

A menopausa, que começa na maioria das mulheres entre os 45 e 55 anos, deixa marcas definitivas, principalmente no que diz respeito a pele. 

 

Ressecamento, flacidez, manchas e rugas são apenas algumas das marcas que o tempo deixa no rosto – e das quais é praticamente impossível escapar. 

 

Mas, com o constante avanço da indústria cosmética e com alguns cuidados, já é possível retardar ao máximo esses efeitos e também minimizar a deterioração da pele. 

 

O processo de envelhecimento da pele ocorre basicamente em dois tipos: 

 

O extrínseco, onde fatores externos como a poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções e principalmente a exposição solar são determinantes, e o intrínseco, que está diretamente ligado à genética, hormônios e metabolismo. 

 

Com a idade e o surgimento da menopausa tudo se intensifica, pois ocorre no organismo uma diminuição na taxa de colágeno de cerca de 30% e  depois segue um declínio anual de cerca de 2,1%. 

 

Além disso, outros fatores contribuem para o aceleramento do processo de envelhecimento, entre eles:

 

  • o decrescimento progressivo da concentração de ácido hialurônico, componente que atrai água e dá volume e hidratação;

  • queda de lipídios na camada superficial, que fica mais seca;

  • diminuição da espessura da derme, piorando as rugas;

  • engrossamento da capa externa e aumento dos poros, que se apresentam mais visíveis;

  • incremento na produção de melanina a cada exposição solar, agravando as manchas.
     

A exposição ao sol, sem a devida proteção, é o fator que mais contribui para  o envelhecimento da pele, pois ao longo dos anos, vários danos celulares surgem, inclusive com uma maior produção de radicais livres, cujo principal sintoma é o surgimento de rugas. 

 

Mas o que fazer?

 

A primeira recomendação é manter distância do sol, a menos que esteja usando produtos com fator de proteção (FPS) no mínimo 30. 

 

O segundo passo é também importante e faz a diferença. Não fume, mantenha uma alimentação balanceada e priorize um estilo de vida saudável.

 

Usar os cosméticos certos é outra atitude que previne e diminui as marcas do tempo. 

 

Hoje em dia existem diversos e ótimos produtos que tratam os efeitos da menopausa. Entre os ativos que dão bons resultados, estão o ácido hialurônico, o estrógeno, antioxidantes como vitaminas A e C, licopeno, chá verde e coenzimas Q10 e também os ácidos retinóico, glicólico, kógico e mandélico.

 

A indústria cosmética está sempre pesquisando e lançando novos produtos direcionados para as mulheres que estão na menopausa, como produtos que mantêm a hidratação da pele por 12 horas, por exemplo.

 

Também existem no mercado as águas termais, ricas em elementos minerais que refrescam e hidratam a pele madura.

 

A Dra. Celia Beatriz tem vasta experiência no acompanhamento de mulheres no período da menopausa e em ajudá-las a passar esse período com mais tranquilidade e qualidade de vida.



Contato