Calvície – um mal que já tem solução

Calvície – um mal que já tem solução

A calvície não é um problema somente dos homens. Embora a incidência seja maior neles, muitas mulheres também sofrem com a queda e a falta de cabelos e quase sempre, por motivos diferentes.

 

Também chamada de alopecia, a calvície refere-se à perda capilar progressiva, geralmente decorrente de fatores genéticos nos homens e de fatores como distúrbios hormonais, problemas na tireoide, estresse, ansiedade e traumas psicológicos nas mulheres.

 

No caso da calvície feminina, outros fatores também podem ser apontados, entre eles a carência nutricional e as agressões químicas ao couro cabeludo e aos fios. 

 

Mas porque os cabelo caem?

 

A queda do cabelo é um processo progressivo que decorre da alteração no ciclo de vida do cabelo. O folículo capilar saudável possui 3 fases:

 

  • A fase anágena corresponde ao crescimento do fio de cabelo e pode durar de 3 a 5 anos;

  • A Fase catágena é um breve período onde o folículo capilar sofre uma involução;

  • E a fase telógena, caracterizada por um estado de repouso e seguida da queda do fio.

 

Após a fase telógena, o folículo retorna a fase anágena e um novo fio começa a crescer.

 

 Na calvície, ocorre uma alteração na fase anágena, que se torna mais curta associado a um aumento da fase da queda do cabelo. Após vários ciclos, os fios ficam cada vez mais curtos, pois a fase de crescimento é menor e a fase de queda é maior. Junto a isso, os fios também ficam mais finos e menos pigmentados.

 

Um diagnóstico detalhado vai determinar a causa da calvície e indicar o melhor tratamento, que pode ser através de medicamentos, cirurgia ou com técnicas de implante capilar.

 

O implante capilar, também conhecido como transplante de fios é uma das opções mais escolhidas por quem sofre desse mal. O transplante dos fios consiste na retirada de um “retalho” de fios do couro cabeludo do paciente que será utilizado para ser implantado na área da calvície.

 

O procedimento é feito fio a fio e cerca de 4 mil fio podem ser implantados em uma sessão. Cada sessão tem duração de cerca de 4 horas, e o procedimento é realizado com anestesia local, sem necessidade de internação. O paciente pode retomar suas atividades normalmente no dia seguinte.

 

Os fios implantados, caem inicialmente, mas após 3 meses fios novos começam a nascer. Na área em que é retirado o “retalho”, fica uma cicatriz que é encoberta pelos fios e que fica imperceptível.

 

A Clínica Célia Beatriz conta com profissionais especializados em calvície feminina e masculina e com sessões de implante capilar. Agende sua avaliação e veja como acabar com a calvície. 

 

Até mais! 



Contato