Conheça algumas doenças tipicamente femininas

As mulheres de hoje em dia possuem um estilo de vida frenético! Elas se desdobram para cumprir seu papel de mãe, esposa, filha, amiga, profissional, e muitas vezes, essa agitação reflete diretamente na sua saúde.

Muitas doenças estão diretamente relacionadas ao sexo feminino e devem ter atenção especial, confira:

Ansiedade

Classificado como um transtorno mental, a ansiedade é caracterizada por preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação persistente de que algo ruim vai acontecer, falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independente da vontade. Esse transtorno atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo que dois terços são mulheres.

Depressão

A Depressão não é uma doença exclusiva das mulheres, mas segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), para cada homem com depressão no mundo, duas mulheres sofrem com o mal.

Caracterizada por um sentimento extremo de tristeza, falta de ânimo, de energia, dificuldade de concentração e de tomar decisões, distúrbios do sono e do apetite, a depressão ocorre por causa de fatores biológicos, relacionado aos hormônios, fatores psicológicos, relacionado diretamente a maneira de ser de cada um e a forma que encara situações adversas, e psicossociais, relativos aos desafios dos dia a dia, incluindo questões do trabalho e da família.

Artrite Reumatoide

Caracterizada pela inflamação das articulações que causam inchaço e dor, a artrite reumatoide é uma doença crônica que pode resultar em erosão óssea e deformidade articular, podendo causar a incapacitação funcional. Essa doença atinge quatro mulheres para cada homem.

Osteoporose

A osteoporose não é uma doença exclusiva feminina, mas afeta principalmente as mulheres que estão no período pós-menopausa, por conta da ausência do hormônio que faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos. O baixo peso e estatura e o fumo também são fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

Fribromialgia

A fibromialgia é uma doença que afeta oito mulheres para cada homem. Ela causa dores por todo o corpo, além de distúrbios do sono, sensação de ardor nas mãos, pernas e pés, inchaço e sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles.

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é classificada como doença autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Nessa doença, um dano ocorre na cobertura protetora que envolve as células nervosas, que quando danificadas, acarretam na diminuição ou interrupção dos impulsos nervosos. O que acontece é um descontrole interno generalizado, com dificuldades motoras e sensitivas.

Enxaqueca

Muito diferente da dor de cabeça comum, a enxaqueca é latejante, com intensidade que varia de moderada a forte e geralmente vem acompanhada por náuseas, vômito e sensibilidade à luz. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 25% da mulheres brasileiras tem enxaqueca. Alguns fatores favorecem e agravam uma crise de enxaqueca, como: o estresse, o jejum, ingestão de alimentos gordurosos e condimentados, chocolate, cafeína, uso de medicamentos, alterações nos níveis hormonais e exercícios intensos.

Lúpus

Outra doença classificada como autoimune, o lúpus pode acarretar problemas musculares, renais, cardíacos, sanguíneos e dermatológicos. Segundo estudos, a doença é até nove vezes mais frequente em mulheres do que em homens.

Câncer do colo de útero

É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e responsável pela morte de 275 mil mulheres por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. O maior fator de risco é a infecção por HPV.

HPV

Com incidência praticamente igual entre homens e mulheres, ELAS devem dar atenção especial ao problema, pois nas mulheres, as lesões podem alcançar o colo do útero, podendo causar câncer do colo de útero.

Endometriose

É caracterizado pela presença de células do endométrio fora da cavidade uterina, causando um processo inflamatório. A endometriose afeta mulheres e meninas em idade fértil e que pode causar fortes cólicas menstruais, dores durante a relação sexual e em alguns casos, a infertilidade.

Câncer de Mama

É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. De acordo com o INCA tem uma alta taxa de mortalidade anual, que gira em torno de 13 mil óbitos. A prevenção nesse caso é o melhor remédio, pois diagnosticado no início, tem 90% de chance de cura.

Até mais!