Os alimentos que podem ajudar ou atrapalhar a cicatrização

Os alimentos que podem ajudar ou atrapalhar a cicatrização

É fato. A medicina evolui e novos tratamentos, procedimentos e equipamentos surgem todos os meses para auxiliar homens e mulheres a disfarçar ou reparar imperfeições pelo corpo.

 

A reparação de cicatriz, qualquer que seja sua origem, figura entre os primeiros itens na lista de procedimentos realizados nos consultórios dermatológicos e clínicas de estética.

 

Mas, não é só a habilidade e destreza do profissional, e a qualidade dos equipamentos e medicamentos utilizados que fazem a diferença no resultado final. Desde há muito tempo sabe-se, que os alimentos que são ingeridos fazem toda a diferença no funcionamento do nosso corpo e não é diferente com os tecidos.

 

alimentos que atrapalham a cicatrização, entre eles:

 

Camarão, que tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele.

 

Alimentos Industrializados como os salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, são alguns dos alimentos que possuem grande concentração de sódio, mineral que promove inchaço, outro fator que atrapalha a cicatrização.

 

A carne de porco também inflama a cútis, o que pode elevar além da conta a produção de colágeno e gerar uma supercicatrização – conhecido como queloide.

 

As isoflavonas da Soja estimulam a liberação de substâncias do corpo que propiciam a inflamação.

 

E a pimenta, contém capsaicina, substância um pouco agressiva para a pele.

 

Mas como a natureza é sábia, alguns outros alimentos favorecem a cicatrização e são indicados para serem consumidos sempre, entre eles estão:

 

Os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, pêssego e acerola. A vitamina C é essencial para a formação adequada do colágeno, a proteína que regenera o tecido.

 

As castanhas e as nozes contam com gorduras benéficas, com poder anti-inflamatório. Elas são boas fontes de zinco, mineral que garante o equilíbrio entre produção e degradação de colágeno.

 

Os cortes magros de carne vermelha dão incentivo especial para a formação do colágeno. Já os pescados fornecem ômega-3, gordura que barra inflamações.

 

A cereja, a beterraba e a berinjela, são vegetais de arroxeada que contém antocianina, um dos antioxidantes mais efetivos para a pele.

 

Então já sabe. Vai fazer alguma cirurgia ou simplesmente quer garantir uma boa cicatrização sempre, insira na sua dieta os alimentos que ajudam na cicatrização e risque de seu prato àqueles que não vão ajudar.



Contato