Os melhores alimentos para retardar os sinais de envelhecimento

Os melhores alimentos para retardar os sinais de envelhecimento

Juntamente com a genética, os fatores ambientais e o estilo de vida são determinantes para acelerar ou retardar significativamente os sinais de envelhecimento.

 

A má alimentação é um fator importante e que pode desencadear o envelhecimento precoce. O consumo exagerado de fast-food e produtos industrializados pode fazer com que seu corpo envelheça mais rápido.

 

Para evitar que isso aconteça, procure ter uma dieta balanceada e rica em alimentos que contenham propriedades antioxidantes. Confira a lista do principais alimentos que você deve inserir na sua alimentação diária.

 

A melancia é rica em vitaminas A,B e C, além de selênio, gorduras essenciais, zinco e vitamina E. Mas essas vitaminas estão tanto na polpa quanto nas sementes.

 

O figo é rico em potássio, manganês e antioxidantes, além de manter controlado os níveis de pH no corpo. Com muita fibra em sua composição, o consumo diário pode baixar os níveis de insulina e açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

 

O tomate, principalmente os mais vermelhos, contém licopeno antioxidante, substância que pode diminuir o risco de diversas doenças, entre elas, a doença arterial coronária. Os tomates cozidos e a pasta de tomate dão ótimos resultados.

 

A cenoura é uma ótima opção para limpar o organismo. Riquíssima em vitamina A, a cenoura também conta em sua composição com carotenoides, um composto associado a redução de inflamações como a asma e artrite reumatoide.

 

As amêndoas são ricas em energia, aminoácidos, vitamina E, um antioxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos, além de reforçar as defesas dos raios solares.

 

As sementes de linhaça são ricas em proteínas e fibras, além de uma poderosa carga de ômega-3, que ajuda a eliminar as manchas da pele. Faça a ingestão das sementes moídas em farinha de aveia, iogurte ou saladas.

 

O salmão conta com uma grande quantidade de ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), além de ômega-3, as principais substâncias que ajudam a retardar os sinais de envelhecimento. Inclua o salmão na sua alimentação pelo menos duas vezes na semana.

 

O atum é rico em Selenium, um antioxidante que ajuda a conservar a elastina, a substância que mantém a pele lisa e firme. Fonte de proteínas e niacina, o atum não contém gordura e ajuda no aumento do (bom) colesterol HDL, diminuindo triglicérios.

 

O vinho tinto é rico em resveratol, um composto natural que diminui o LDL, aumenta o HDL, prevenindo os coágulos de sangue. Excelente fonte de flavonoides, os antioxidantes que ajudam a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos, o vinho ajuda a diminuir consideravelmente a possibilidade de se ter problemas cardíacos. O indicado é consumir no máximo, dias taças por dia.

 

O azeite extra-virgem é rico em gorduras monoinsaturadas que reduzem inflamações nas células e articulações. Inclua na sua alimentação, pelo menos 2 colheres de sopa por dia.

 

alcachofra é uma excelente fonte de fibras, potássio e magnésio, o que ajuda na formação dos ossos. Suas folhas possuem alta concentração de flavonoides e polifenóis, e vitamina C. O consumo é liberado e não possui contraindicação.

 

Até mais!

 



Contato